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quarta-feira, 15 de abril de 2009

Escola


EMEF ALZIRA SILVEIRA ARAÚJO


PROJETOS 2009

PROJETO COM JOVENS E ADULTOS
Introdução:

O presente projeto articula-se com um projeto maior de reconhecimento, através da pesquisa-ação, dos movimentos concretos existentes na comunidade escolar da EMEF Alzira Silveira Araújo, com o objetivo de uma atuação político-pedagógica mais qualificada da escola junto à mesma. Trata-se aqui especificamente de atividades com jovens e adultos.
Este projeto visa promover a reflexão e fomentar ações acerca da importância do envolvimento de diferentes segmentos do contexto escolar no planejamento e
desenvolvimento de projetos de investigação que integrem os conteúdos escolares
de diferentes áreas de conhecimento com atividades de observação, estudo e reflexão sobre a realidade na qual se encontram inseridos.
Tornando dessa forma imprescindível um trabalho de pesquisa no entorno escolar.


Justificativa:

O projeto parte do pressuposto de que a comunidade e a sociedade também educam, e que é preciso reconhecer e conhecer os ambientes de aprendizagem em que nossos jovens e adultos estão imersos para qualificar a ação pedagógica escolar junto a eles. Também possui clareza de que está voltado para uma situação concreta que é a realização da juventude e entre diferentes gerações no espaço da periferia urbana de uma cidade de médio porte, Cachoeirinha.
O acirramento das contradições sociais vem aumentando cada vez mais e as gerações mais novas são as principais vítimas dessa situação, pois se desenvolvem num mundo sem muitas possibilidades concretas no presente e sem muitas perspectivas para o futuro. Através da perspectiva da diversidade, compreende o jovem que está na periferia urbana, com vida empobrecida, não apenas no aspecto dos recursos materiais, mas também no sentido dos recursos simbólicos que lhe ajudam a enfrentar as transformações pelas quais vai passando como sujeito social.
Como Dayrell (2003), sugire caracterizar os jovens da periferia urbana como pobres, vivenciadores de formas frágeis e insuficientes de inclusão num contexto de desigualdade social, representada pelo esgotamento das possibilidades de mobilidade social para a maioria da população. Eles têm pouca ou nenhuma perspectiva social, são privados de emprego, com dificuldades de adaptação na escola, limitados em suas formas de lazer, de participação no mercado de consumo, de possibilidades de vivenciar sua própria condição juvenil. Formam, muitas vezes, uma espécie de exército de reserva aguardando vaga nas atividades relacionadas com o comércio ilegal de drogas. Imersos nessa realidade social, constroem-se como sujeitos sociais, experimentando olhares sobre si mesmos e sobre o mundo que os cerca. Possuem motivações para a vida e mobilizam-se em torno de seus grupos, de suas músicas, de seus encontros no pátio da escola, apontando para novas formas de socialização, para as quais devemos estar cada vez mais atentos como investigadores e como educadores.
É fundamental buscar a forma como esses adolescentes e adultos compreendem a realidade e a si mesmos imersos nela.
Em Pesquisa realizada pela prefeitura do município de Cachoeirinha em parceria com a Unisinos sobre a alfabetização no município apontou para a relevante taxa de analfabetismo presente no bairro Jardim Betânia, sendo que o segmento maior encontra-se entre as mulheres do bairro. Foi encontrado um total de 416 pessoas não alfabetizadas ou semi-analfabetas no município, numa amostragem de 10 % (conforme dados do IBGE de 1991, que totalizava 4717 ).
O relatório do Censo também aponta a relação entre o analfabetismo e as questões de gênero. A maioria das pessoas não alfabetizadas que foram entrevistadas são mulheres.Assim sendo,percebe-se a necessidade de um trabalho direcionado a esse grupo conjuntamente com jovens e adultos da periferia.


Objetivos:

1) Compreender e mapear os espaços de aprendizagem e de sociabilidade experimentados pelos jovens da comunidade escolar da EMEF Alzira Silveira Araújo, através de atividades de pesquisa-ação onde os sujeitos são os estudantes ,educadores e comunidade em geral.
2) Criar atividades que envolvam os jovens, especialmente aqueles considerados em situação de risco social, no sentido de valorizar sua participação dentro e fora da escola, COMO POR EXEMPLO: recreio orientado com crianças; atividades da organização “TRIBOS”; campanhas na comunidade escolar; continuidade do PROJETO PÁTIO ESCOLAR, entre outros.
3) Apontar para as possibilidades de aprendizagem escolares dos sujeitos jovens na escola, articulando-se com o laboratório de aprendizagem e outros espaços formais nesse sentido.

Ações:
1) Construir, junto com os jovens, um grupo que articule um projeto de pesquisa-ação sobre os espaços de aprendizagem e de sociabilidade experimentados pelos jovens da comunidade escolar da EMEF Alzira Silveira Araújo.
2) Construir mapas resultantes dessa pesquisa sobre a própria comunidade escolar.
3) Orientar recreio com as crianças, construindo uma nova visão do jovem na escola.
4) Organizar ações da “TRIBOS” na escola.
5) Organizar o Grêmio Estudantil na escola.
6) Acompanhar jovens em situação de risco social de uma forma integrada.

Necessidades de carga horária:

Um turno dentro da carga horária da educadora poderá ser dedicado ao projeto.

Um comentário:

  1. Simone, tu e tua colega estão fazendo um belíssimo trabalho.
    Adorei a organização de tudo e principalmente o foto de vocês estarem preocupando-se em fazer um registro do que estão desenvolvendo na escola.

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